Quem somos

O Nuances surgiu a partir de uma ideia e de um encontro. A ideia: produzir conteúdo relevante sobre política e economia que possa ser consumido por público não especializado, mas interessado nesses assuntos. O encontro: um professor de ciência política e um estudante de mestrado que também é sociólogo e publicitário. O resto é história.

A partir dessa ideia e desse encontro, o blog foi construído em torno de duas diretrizes editoriais básicas:

Diretriz de conteúdo: tratar de assuntos pertinentes aos temas de pesquisa dos seus editores e colaboradores, basicamente política e economia;

Diretriz de forma: fazer isso utilizando a linguagem mais clara e objetiva possível.

Considerando a diretriz de conteúdo referida acima, o blog possui três eixos temáticos que orientam os conteúdos produzidos pelos editores e colunistas, bem como nossos conteúdos especiais: Economia e desenvolvimento; Instituições e democracia; Inovação e tecnologia.

A partir da diretriz de forma referida acima, os conteúdos são produzidos utilizando outra linguagem. Isso porque entendemos que as formas assumidas pelas publicações científicas (artigos, dissertações, teses etc.) podem ser muito indigestas ao público não especialista. Por outro lado, embora estejamos dispostos a abrir mão do verniz acadêmico, não pretendemos aderir ao ativismo, à militância e ao partidarismo, comumente encontrados em publicações do gênero.

Em suma, os temas são abordados levando-se em conta a base empírica disponível e fazendo uso da linguagem mais direta e objetiva possível. Este é o nosso compromisso com você, leitor.

Para que isso seja possível, embora possa se referir às conjunturas política e econômica, o blog não é pautado por elas. Nosso objetivo é tratar de temas que consideramos relevantes, estejam eles ou não na pauta do dia.


Editores:

Robson Perez Jr.

Sociólogo e Publicitário. Mestrando em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É cofundador, colunista e editor-executivo do Nuances.


Wellington Nunes

Cientista político. Atualmente participa de um programa de pós-doutoramento na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua como professor e pesquisador. É cofundador, colunista e editor-chefe do Nuances.


Contato: blognuances@gmail.com