Nuances+

Revista eletrônica do Nuances traz mensalmente séries de textos sobre temas específicos assinados pelos colunistas do blog.

Análises, dados e pesquisas inéditas compilados mensalmente. Aproveite, é livre para download.


Edição Abril 2021: “Economia e Política”


Entrevistas Especiais

Este é um espaço a ser abastecido mensalmente com conteúdos especiais, produzidos pelos editores deste blog, que versarão sobre temas específicos. Estes serão previamente escolhidos a partir dos eixos temáticos que orientam o conteúdo do blog (economia e desenvolvimento; instituições e democracia; inovações e tecnologia) e, para abordá-los, contaremos sempre com a participação de especialistas no assunto em questão.

Edição Outubro

Eleições 2020: efeitos da pandemia e das mudanças nas regras eleitorais

Entrevista com Bruno Schaefer e Tiago Leme

Já vimos o suficiente para saber que 2020 não vai entrar para a história como um ano qualquer: a pandemia de covid-19 tem provocado (e deve continuar provocando) desdobramentos (econômicos, políticos, sociais, comportamentais etc.) que levaremos muito tempo para compreender. Aqui no Nuances, no entanto, com uma exceção ou outra, temos nos restringido ao nosso métier (política e economia), o que já é muita coisa.  

Edição Setembro

Como entender o atual fenômeno da judicialização da política?

Entrevista com Eneida Desiree Salgado

O ‘Nuances em destaque’ de setembro aborda o tema da judicialização da política. Casos recentes, como a instauração do inquérito das Fake News no STF, voltaram a suscitar o papel do Judiciário como ator político. Nesta edição, contamos com a entrevista da Dra. Eneida Desiree Salgado, especialista no tema.

Edição Agosto

CMN: moeda, inflação e política

Entrevista com Mateus de Albuquerque

Se você tem menos de trinta anos, não sabe o que é conviver com uma taxa de inflação alta o suficiente para corroer o poder compra do seu dinheiro de um dia para o outro, mas pode perguntar aos seus pais, tios ou avós. Mesmo sendo um problema corriqueiro na economia brasileira, a inflação elevada começou a ganhar ares dramáticos a partir do final dos anos 1970 – após os dois choques dos preços do petróleo e o crescimento assombroso da dívida externa (a taxas de juros baixas, mas flutuantes) durante o segundo Plano Nacional do Desenvolvimento (II PND), implementado durante o governo do general Ernesto Geisel (1974-1979).

Edição Julho

O BNDES e o desenvolvimento nacional

Entrevista com Alessandro Tokumoto

No ambiente excessivamente polarizado que tem caraterizado o debate público sobre política e economia no Brasil desde as eleições de 2014, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, tornou-se uma espécie de símbolo de um projeto político específico e dos desmandos em matéria de política econômica durante os governos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Edição Junho

Estrutura e conjuntura na estagnação econômica nacional

Entrevista com Pedro Cesar Dutra Fonseca

A situação de emergência sanitária global desencadeada pela covid-19, doença causada por um novo coronavírus identificado como Sars-Cov-2, segue provocando efeitos devastadores na economia mundial. O Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo, trocou o sinal de suas expectativas em relação à média do crescimento econômico mundial em 2020: esperava-se um avanço de 3,3% antes do início da pandemia; no momento, a expectativa é de uma queda da mesma ordem, -3%

Edição Maio

Algumas perspectivas para o pleito de 2020

Entrevista com Bruno Bolognesi e Luiz Domingos Costa

Estamos apenas no segundo trimestre de um ano que promete ser longo e conturbado. Para além do enfrentamento da situação de emergência sanitária e econômica desencadeada pela covid-19, doença provocada por um novo coronavírus identificado como Sars-Cov-2, 2020 é ano eleitoral. O primeiro turno dos pleitos municipais para eleger prefeitos e vereadores está previsto para o dia 4 de outubro.