|Resenha| “Teorias do Processo Político”

Theories of the Policy Process oferece uma antologia das teorias mais estabelecidas entre os estudos sobre processos políticos , de forma estreitamente relacionada com a produção de políticas públicas. A intenção do livro é permitir que vários pesquisadores da área avaliem diversas perspectivas teóricas tendo em vista uma estrutura analítica pré-estabelecida.  

Christopher Weible inicia a quarta edição delimitando o termo “teoria” como uma ferramenta de pesquisa que especifica escopo de investigação, suposições e conceitos em várias formas relacionais – como princípios, hipóteses e proposições. O autor também anuncia o conceito de “processo político”, entendido como interações de políticas públicas, e explica que as teorias apresentadas na obra foram selecionadas segundo alguns critérios como: (i) foco no desenvolvimento de uma teoria científica, envolvendo formas relacionais e causalmente orientadas; (ii) presença de comunidade com pesquisa ativa que possui questões ou objetivos similares, vocabulário compartilhado, suposições epistemológicas e ontológicas comuns; (iii) abordagem comparativa; (iv) esforço de publicização dos resultados de pesquisa; (iv) crescimento contínuo do conhecimento sobre processos políticos. 



Segundo Weible, atualmente sete teorias atendem, em diversas extensões e formas, aos critérios descritos. São elas: (i) Quadro de Múltiplos Fluxos que explora como a definição da agenda e a formulação ocorrem em condições de ambiguidade; (ii) Teoria do Equilíbrio Pontuado que explica como sistemas políticos, geralmente caracterizados por estabilidade e incrementalismo, ocasionalmente se transformam; (iii) Teoria do Feedback de Políticas que analisa como políticas afetam a probabilidade e a forma de criação de políticas futuras; (iv) Quadro de Coalizão de Advocacia que investiga a influência de coalizões e aprendizado nos processos de formulação e mudança de políticas; (v) Quadro de Política Narrativa que examina como narrativas são estruturadas, influenciando a opinião pública e as crenças sobre políticas; (vi) Análise e Desenvolvimento Institucional que avalia como instituições moldam as interações humanas e atuam sobre problemas de ação coletiva; (vii) Modelos de Inovação e Difusão que explica a adoção de novas políticas e como elas se difundem entre estados e outras jurisdições. 

Os capítulos de Theories of the Policy Process são organizados de forma a permitir a leitura contínua ou aleatória das teorias. A Parte I engloba sete capítulos teóricos, começando com o Quadro de Múltiplos Fluxos e a Teoria do Equilíbrio Pontuado, dadas suas ênfases tradicionais na definição de agenda e mudança de política. A Teoria do Feedback de Políticas vem em seguida, com foco nos impactos do desenho político na sociedade. Englobando uma série de fenômenos, os próximos três capítulos incluem o Quadro de Coalizão de Advocacia, o Quadro de Política Narrativa e a Análise e Desenvolvimento Institucional. O último capítulo trata dos Modelos de Inovação e Difusão, com ênfase na adoção e rejeição da produção política no espaço e tempo. 

Theories of the Policy Process considera um número de modelos muito diferentes que podem ser aplicáveis ​​em diversos níveis de análise, fornecendo uma imagem ampla e, ao mesmo tempo, profunda das estruturas teóricas mais utilizadas atualmente no campo das políticas públicas.

A parte II deste volume inclui mais três capítulos. O primeiro fornece uma comparação teórica crítica, identificando e “testando” conceitos-chave das sete abordagens. Dada a importância da comparação nos estudos sobre processos políticos, o capítulo seguinte apresenta recursos e estratégias metodológicas para o uso das teorias na realização de pesquisas dessa natureza. O capítulo final oferece uma visão geral do status do campo e aponta caminhos para pesquisadores avançarem em suas análises.  

Theories of the Policy Process considera um número de modelos muito diferentes que podem ser aplicáveis ​​em diversos níveis de análise, fornecendo uma imagem ampla e, ao mesmo tempo, profunda das estruturas teóricas mais utilizadas atualmente no campo das políticas públicas. Apesar da intenção de “simplificar” as abordagens teóricas, a leitura do livro não é fácil. Além de exigir conhecimento prévio sobre o assunto, o entendimento dos capítulos requer certa familiaridade com os principais conceitos e pressupostos das teorias apresentadas.  

No entanto, o livro possui uma série de pontos fortes para pesquisadores mais experientes e estudantes de níveis avançados. Os capítulos apresentam estruturas similares, estabelecendo uma breve história dos modelos e discutindo princípios e proposições subjacentes. De forma útil, também analisam as aplicações, levando em consideração evidências empíricas mais recentes, dando ênfase para exemplos de fora do contexto americano e ocidental. Ao realizar a avaliação dos pontos fortes e fracos, os capítulos também sugerem possíveis revisões e orientações para desenvolvimento futuro das pesquisas na área. 

Ao encarar a leitura e colocar em prática as valiosas dicas apresentadas ao longo dos capítulos, pesquisadores, principalmente brasileiros, certamente elevarão a pesquisa sobre processos políticos para níveis mais elevados de excelência. Se este livro serve como introdução ao campo ou como guia de referência mais robusto, o fato é que ele pode proporcionar melhor compreensão sobre processos políticos atualmente em curso. 


Michelli Stumm – Economista. Mestre em Sociologia e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente trabalha com pesquisas e estudos sobre política e desenvolvimento industrial


WEIBLE, Christopher; SABATIER, Paul (ed.) Theories of the Policy Process. Nova YorkWestview Press, 2018, 4ª edição.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s