Nuances: aniversário, conteúdo e agradecimento

No dia 10 de abril de 2020, em meio às incertezas e ao caráter inusitado das medidas de distanciamento social exigidas pela pandemia de covid-19, o Nuances entrava oficialmente no ar. Três meses depois, embora tenhamos conseguido construir uma audiência assídua (o que nos deixa muito contentes), parece oportuno apresentar (para quem não conhece) ou reapresentar (para quem já nos acompanha), a linha editorial e a organização temática do conteúdo produzido pelo blog.

LINHA EDITORIAL

O Nuances surgiu a partir de uma ideia e de um encontro. A ideia: produzir conteúdo relevante sobre política e economia que possa ser consumido por público não especializado, mas interessado nesses assuntos. O encontro: um professor de ciência política e um estudante de mestrado que também é sociólogo e publicitário. O resto é história.

A partir dessa ideia e desse encontro, o blog foi construído em torno de duas diretrizes editoriais básicas:

Diretriz de conteúdo: tratar de assuntos pertinentes aos temas de pesquisa dos seus editores e colaboradores, basicamente política e economia;

Diretriz de forma: fazer isso utilizando a linguagem mais clara e objetiva possível;

EIXOS TEMÁTICOS

Considerando a diretriz de conteúdo referida acima, o Nuances possui três eixos temáticos: economia e desenvolvimento; instituições e democracia; inovação e tecnologia. É essa matriz temática que orienta os conteúdos produzidos pelos editores e colunistas e também nossos conteúdos especiais. A seguir, apresentamos brevemente o objetivo geral de cada um desses eixos e destacamos alguns dos conteúdos já produzidos:


Economia e desenvolvimento

Neste espaço, os editores, colunistas ou especialistas convidados tratam de temas relacionados a processos de desenvolvimento em geral ou a políticas econômicas específicas.


Instituições e democracia

Neste espaço, os editores, colunistas ou especialistas convidados ocupam-se de assuntos que dizem respeito aos diferentes regimes políticos ou ao funcionamento de suas respectivas instituições.


Inovação e tecnologia

Neste espaço, os editores, colunistas ou especialistas convidados dedicam-se a temáticas vinculadas a processos de inovação tecnológica ou de produção de novos conhecimentos.

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Os espaços dedicados à produção de conteúdos especiais foram criados para abrigar temas e abordagens específicos, previamente estabelecidos pelos editores do blog.

Nuances em destaque

É um espaço abastecido mensalmente com conteúdos especiais sobre temas previamente escolhidos a partir dos eixos temáticos que orientam o conteúdo do blog. Para abordá-los, contamos sempre com a participação de especialistas no assunto em questão, normalmente em forma de entrevistas.

[Nuances em Destaque] Estrutura e conjuntura na estagnação econômica nacional

Política pública na prática

Como sugere o título, este é um espaço dedicado a tratar dos efeitos práticos das políticas públicas, isto é, das formas pelas quais os diferentes tipos de políticas podem influir na vida das pessoas.

[Política Pública na Prática] Diferentes tipos de política pública

COLUNISTAS

A diversidade temática retratada acima, bem como a qualidade do conteúdo destacada por muitos dos nossos leitores, somente podem ser alcançadas e mantidas com as valorosas colaborações dos nossos colunistas:

Aos leitores do Nuances, que consomem, curtem e compartilham os conteúdos do blog, e aos colunistas, que nos ajudam a produzi-los, muito obrigado!

Os editores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s